Notícias
Programa da Águas do Pará mobiliza 60 colaboradores e percorre bairros da capital promovendo regularização, tarifa social e acesso facilitado aos serviços de abastecimento
Mais de 29 mil imóveis já receberam atendimento direto da Águas do Pará dentro de casa por meio do programa Vem Com a Gente (VCG), que percorre bairros de Belém promovendo regularização de ligações, atualização cadastral, inclusão na tarifa social para quem se enquadra nos requisitos e diversos serviços essenciais ligados ao abastecimento de água.
A iniciativa já passou pelos bairros do Marco, Telégrafo (Vila da Barca) e está atualmente na Pedreira, mobilizando 60 colaboradores em uma força-tarefa que transforma o atendimento tradicional da concessionária em um serviço porta a porta.
Mais do que comodidade, o programa tem promovido inclusão sanitária, levando serviços que muitas famílias, por dificuldade de deslocamento ou informação, não conseguiam acessar. Durante as visitas, as equipes realizam atualização cadastral do imóvel e do cliente, troca de titularidade, inclusão no benefício da tarifa social, verificação de irregularidades, substituição e instalação de hidrômetros, novas ligações, religações e negociações de débitos.
Para Beatriz Thayná, gerente executiva comercial da Águas do Pará, o impacto do programa vai além do atendimento. “O Vem Com a Gente representa exatamente o que a gente acredita como atendimento de qualidade, que é estar perto, ouvir, resolver e facilitar a vida das pessoas. Quando levamos nossos serviços para dentro das comunidades, conseguimos promover regularização, inclusão na tarifa social e, principalmente, cidadania.”
A mudança já é percebida por quem recebeu a visita das equipes. Moradora do bairro do Marco, Mayra Varela relata a diferença no dia a dia.
“Antes, quando a gente tinha algum problema, demorava muito para virem resolver. Agora não. A gente aciona e rapidamente já tem uma equipe. Isso faz muita diferença.”
A possibilidade de resolver tudo sem sair de casa também foi destacada por Manoel Pereira Cardoso. “Se comunicar frente a frente é diferente de falar por telefone. Isso faz toda diferença.”
Morador da passagem São Pedro, Rafael Lima reforça a percepção de proximidade. “Com a nova concessionária estamos tendo um diálogo melhor, frente a frente. A expectativa é que as melhorias cheguem a todos os bairros.”

As equipes do VCG são devidamente identificadas e atuam de segunda a sexta-feira, em horário comercial, seguindo um cronograma de visitas pelas comunidades. Além do atendimento presencial, os serviços da Águas do Pará também estão disponíveis pelo 0800 091 0091, que recebe ligações e mensagens via WhatsApp.
Sobre a Águas do Pará – A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário em 126 municípios do estado, beneficiando 5,5 milhões de pessoas. A meta é alcançar, até 2033, atendimento com abastecimento de água para 99% da população da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Já a universalização do esgotamento sanitário, com 90% de atendimento, deverá ser atingida até 2033 na Região Metropolitana de Belém e Marajó; e até 2039 nas regiões Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos mais de R$ 18,7 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.
