Notícias
Águas do Pará realizou em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado, uma ação técnica com uso de geofone, equipamento que permite identificar sons característicos da água no subsolo, para identificar vazamentos ocultos, ou seja, que não são visíveis a olho nu.
O geofone foi usado na identificação de um vazamento no bairro São José. “Esse tipo de tecnologia nos permite agir com mais precisão, reduzindo intervenções desnecessárias e acelerando a solução”, explicou o gerente executivo de Operações da Águas do Pará, Vilmar Pereira. “É um trabalho técnico, cuidadoso e que demonstra nosso compromisso com a eficiência operacional e com o uso responsável da água”, completou.
Investimentos – A iniciativa integra os investimentos da concessionária em tecnologia e inovação, com foco na redução de perdas de água e no aumento da eficiência dos sistemas de abastecimento de Canaã dos Carajás.
Com apoio de uma equipe especializada neste serviço, foi realizado um mapeamento detalhado com o uso do geofone (foto acima) em quatro quadras do bairro. O vazamento foi identificado na Rua Samambaia, esquina com a Rua Bom Jesus, ponto com maior intensidade sonora. O reparo foi iniciado e concluído no dia 1º de fevereiro.
Ações como essa fazem parte de um plano estruturado de investimentos nos municípios onde a Águas do Pará opera, com foco na melhoria contínua dos serviços e na segurança do abastecimento para a população.
