Notícias
Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama, o setor de EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Águas do Pará promoveu uma palestra com o tema “Outubro Rosa: um toque de amor pela vida”
A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Wilton Ramos, que reforçou a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, abordando temas como os fatores de risco, formas de prevenção, sinais e sintomas, além de diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
“É essencial abordar esse tema, principalmente para as mulheres, que são as mais afetadas. Precisamos compreender melhor o assunto, quebrar tabus e buscar mais informações. Embora o câncer de mama tenha tratamento e grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente, ainda existe muita falta de informação”, destacou o palestrante.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama, em 2025. Ainda segundo o Instituto, este é o tipo de câncer que mais causa mortes entre mulheres no Brasil.
A palestra reforçou a importância de levar o tema também para o ambiente de trabalho, promovendo momentos de informação e reflexão entre os colaboradores “Vivemos em um ritmo muito acelerado, em que muitas vezes não temos tempo para cuidar de nós mesmos. Essa correria do dia a dia faz com que deixemos de lado questões fundamentais, como a nossa saúde. Por isso, ações como essa são fundamentais”, ressaltou o enfermeiro.
Durante o evento, a analista de Responsabilidade Social, Nathalia Freitas, se emocionou ao compartilhar uma experiência pessoal sobre a perda de sua tia, diagnosticada com câncer de mama “Infelizmente, nós a perdemos muito cedo. Foi uma fase muito difícil para toda a família, pois o câncer abala não só quem enfrenta, mas todos ao redor. Essa experiência dolorosa me marcou profundamente”, disse, Nathalia. “É muito importante nos cuidarmos, fazermos nossos exames e estarmos atentos à nossa saúde. Às vezes, pensamos que o autocuidado é um ato de egoísmo, mas na verdade é o contrário, é um gesto de amor-próprio e de responsabilidade. Quando nos cuidamos, conseguimos também cuidar melhor dos outros”, concluiu.

Esses momentos de conscientização, segundo o palestrante, são essenciais. “É fundamental que cada mulher entenda a importância de observar o próprio corpo e realizar os exames preventivos. O autoconhecimento é o primeiro passo para a prevenção”, completou Wilton Ramos.
“Como profissional de saúde, vejo diariamente o impacto positivo dessas ações dentro da empresa. Elas não apenas promovem o bem-estar físico e mental dos colaboradores, mas também contribuem diretamente para a produtividade e a redução de afastamentos”, destacou a técnica de enfermagem do trabalho da Águas do Pará, Antônia Pontes, que esteve envolvida na organização do evento, realizado na sede administrativa, em Belém.
Antônia destacou que ações como campanhas de prevenção, acompanhamento periódico e programas de promoção à saúde são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro, acolhedor e eficiente. “Investir em saúde no trabalho é investir nas pessoas, e isso se reflete em todos os resultados da organização”, finalizou.
