Notícias

Ver notícia

Encontro reuniu profissionais de diferentes departamentos e destacou a importância do evento que se aproxima para a concessionária e para a região

 

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do saneamento, é um compromisso constante da Águas do Pará. E, às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Belém (COP 30), a empresa reuniu seus colaboradores para falar sobre a importância do evento e sobre o papel do setor na construção de um futuro mais sustentável.

 

O encontro, realizado na sede administrativa da concessionária, reuniu colaboradores de todas as áreas e teve como palestrante a consultora Laís Guimarães, da BMJ Consultores Associados, que explicou detalhes sobre os espaços oficiais do evento, objetivos gerais, prioridades, desafios e oportunidades tanto no cenário político, quanto institucional.

 

“Como empresa privada, é muito importante que sejamos reconhecidos e que possamos apresentar nossos ‘cases’ de sucesso em um contexto de relevância internacional”, explicou Laís, que também apresentou o histórico das edições anteriores das COPs e destacou a importância de orientar os colaboradores sobre o evento.

 

“Queremos garantir que nossos ideais estejam alinhados, pois somente dessa forma poderemos avançar no cumprimento das metas relacionadas à sustentabilidade, aos princípios ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) e ao Marco Legal do Saneamento”, reforçou.

 

Essa visão mais ampla do evento foi ressaltada profissional Marlon Walex de Almeida Santana, que atua no setor de RH a serviço da Águas do Pará e ouviu, atentamente, às colocações feitas por Laís. “Sou da região de Belém e, ainda assim, não tinha noção do tamanho da visibilidade que o evento pode trazer na parte do saneamento e para as regiões mais periféricas. Isso é muito importante”, ressaltou.

 

Bruna Figueiredo, analista de administração da Águas do Pará, definiu o encontro como esclarecedor. “Quando falamos em COP 30, muita gente não sabe o que de fato é, não compreende. As decisões tomadas lá impactam nossa vida e ainda mais a vida das pessoas com mais vulnerabilidade”, concluiu.

 

 

O diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó, que fez a abertura do encontro, explicou que um meio ambiente saudável passa por uma infraestrutura eficiente de água e esgoto, que é relevante em qualquer estratégia de adaptação climática. “Não existe meio ambiente saudável sem infraestrutura e o saneamento entra como estratégia fundamental da adaptação climática. A COP é uma excelente oportunidade de darmos esta visibilidade ao setor, que já tem e continuará ampliando sua contribuição para um futuro com mais segurança hídrica e melhor qualidade de vida para as pessoas”, explicou.

 

A Águas do Pará estará presente na COP 30, com participações tanto em painéis das duas áreas oficiais do evento (Blue e Green Zone), quanto com um estande aberto a visitação do público em geral, na Green Zone, com muitas informações sobre o grupo Aegea, a empresa, seus investimentos e projetos para os municípios do Estado onde já opera e ainda irá operar.

 

Sobre a COP 30 – A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas reunirá autoridades, políticos, representantes do setor produtivo, ambientalistas, pesquisadores, organizações não governamentais, governamentais e sociedade civil de diversas partes do mundo para debater o enfrentamento da crise climática, a conservação das florestas e da biodiversidade, dentre outros temas. Oficialmente, o evento ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, tanto no Parque da Cidade, em Belém, no Pará. No entanto, já nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, será realizada a Cúpula do Clima, que reunirá na capital paraense chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Pará e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Pará trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade do Pará.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

A ligação de esgoto na rede pública é obrigatória, conforme determina o art. 45 da Lei Federal 11.445/2007 e no regulamento de serviços d...