Notícias

Ver notícia

Parceria já assegurou água potável para os mais de 5 mil moradores da comunidade centenária, em Belém. Obras de esgoto estão 40% concluídas

 

A Águas do Pará segue avançando com as obras de saneamento básico na Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém e, nesta segunda-feira, 22, ao lado do governo do Estado, inaugura oficialmente a primeira etapa, que em apenas três meses de trabalho, assegurou água potável aos mais de 5 mil moradores da área, considerada uma das maiores comunidades de palafitas da América Latina.

A implantação do sistema de abastecimento de água contou com a instalação de 2,3 km de redes elevadas, solução adaptada aos períodos de alagamento e que evita o contato com águas contaminadas. O novo sistema inclui adutora, estação de bombeamento e hidrômetros individuais, garantindo precisão na medição e na cobrança do consumo.

Com a finalização do sistema de abastecimento de água, a concessionária concentra, agora, esforços na implantação do sistema de esgotamento sanitário, etapa essencial para promover mais saúde, preservar o meio ambiente e garantir mais qualidade de vida à população.

Com mais de 40% das obras de implantação da rede de esgoto concluídas e previsão de entrega para abril de 2026, as intervenções contemplam a implantação de 2,5 quilômetros de redes, que vão levar o material coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) UNA, onde passará pelo processo de tratamento adequado antes de retornar ao meio ambiente. O sistema vai assegurar que o esgoto gerado na comunidade seja coletado e tratado de forma correta, reduzindo riscos de contaminação e contribuindo para a melhoria das condições sanitárias na região.

As obras fazem parte do pacote de R$ 220 milhões em investimentos que a Águas do Pará, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), está aplicando em Belém, Ananindeua e Marituba — cidades que tiveram a operação dos sistemas de água e esgoto antecipada desde setembro.

“Cada etapa que a gente encerra na região da Vila da Barca, é um avanço que vai além da infraestrutura — representa um investimento direto em saúde e qualidade de vida para milhares de famílias. Nosso compromisso é garantir que cada morador viva em um ambiente mais seguro, limpo e sustentável”, destacou o diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó.

“Hoje estamos dando um passo histórico para a Vila da Barca. Nosso compromisso é garantir que obras estruturantes cheguem a quem mais precisa. A Vila da Barca simboliza esse avanço no saneamento do Pará com investimento, planejamento e resultado para melhorar a vida das pessoas. Esse é apenas o começo. As obras da rede de esgoto já estão em andamento, o que significa uma solução completa de saneamento para a comunidade”, afirmou o governador Helder Barbalho.

 

Tarifa Social – Todos os moradores da Vila da Barca foram incluídos na Tarifa Social, programa que concede desconto nas contas de água para famílias em situação de vulnerabilidade social — uma iniciativa que deve alcançar até 1,6 milhão de pessoas em todo o Pará.

“É maravilhoso poder ter água na minha casa, um privilégio. Antes a nossa água vinha, mas era pela lama, o cano vinha pela lama, e agora não, com essa obra tudo melhorou e a gente não tem mais preocupação, é uma água potável, a gente pode tomar. Pra tomar banho, antes, eu precisava carregar baldes, depois consegui instalar uma caixa d’água, mas agora não precisa nada disso, agora tá muito melhor, eu abro a torneira e a água vem limpa, tomo banho sem preocupação. Estou feliz e muito satisfeita”, contou Patrícia Tavares, moradora da Vila da Barca há 35 anos.

Reconhecimento internacional – A solução de engenharia, que utiliza redes aéreas, implementada na Vila da Barca teve como referência a experiência bem-sucedida da Aegea – controladora da concessionária – em Manaus (AM), mais precisamente na comunidade de palafitas Beco Nonato, uma área onde parecia impossível chegarem os serviços e que foi a primeira da capital amazonense a ter acesso às redes suspensas de água e esgoto. O projeto tornou-se referência internacional, recebendo, em 2019, o prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ONU/Pacto Global).

Responsabilidade social – A Águas do Pará mantém diálogo constante com os moradores da Vila da Barca, promovendo reuniões para apresentar projetos e cronogramas de obras, além de realizar atendimentos itinerantes para o cadastramento em programas sociais. Entre as ações em andamento está o Programa Afluentes, que promove um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Além disso, são desenvolvidas iniciativas como o Projeto Barca Saneada, que capacitou jovens de 17 a 21 anos para criar soluções sustentáveis de gestão de resíduos, promovendo a consciência ambiental na comunidade.

Sobre a Águas do Pará – A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgoto em 126 cidades do estado, com atuação na Região Metropolitana de Belém – incluindo a Capital -, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos quase R$ 19 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.

A concessionária antecipou, em 2025, o início da operação em 37 municípios, incluindo a capital, Belém, onde opera desde setembro. Nas demais 89 cidades, a Águas do Pará segue em operação assistida, período de transição que pode levar até 180 dias e durante o qual é realizado o mapeamento dos sistemas existentes, identificação das prioridades operacionais e desenvolvimento do plano de investimento, alinhado às metas contratuais. Durante a operação assistida nesses municípios, os atuais operadores de água e esgoto seguem trabalhando normalmente, incluindo com o atendimento aos clientes.

Serviço

Nas 37 cidades onde opera, a Águas do Pará mantém canais diretos com a população 24 horas por dia, sete dias da semana, que são o 0800 091 0091, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, e o aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS. Os paraenses também podem acompanhar as ações da concessionária por meio do site institucional (www.aguasdopara.com.br) e das redes sociais (@aguasdoparaoficial).

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Pará trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade do Pará.