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Concessionária antecipou a operação definitiva em Belém, Ananindeua e Marituba em 1º de setembro

A Águas do Pará antecipou o início da operação definitiva em Belém, Ananindeua e Marituba, no dia 1º de setembro, passando a ser responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Com a operação plena, a empresa passa a ser, também, a responsável por todo o atendimento aos clientes nessas três cidades.

Agora, os moradores de Belém, Ananindeua e Marituba contam com atendimento gratuito e 24h por dia, sete dias por semana por meio do 0800 091 0091 para mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas; o site aguasdopara.com.br; e o aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS. Por esses canais, a população pode se informar sobre os serviços de abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgotamento sanitário e também obter informações referentes à fatura.

Em Belém, o atendimento presencial será realizado na loja situada na avenida Presidente Vargas, 383, no Centro; em Marituba, o atendimento será na sede da Secretaria Municipal de Des. Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) (rua Benevides, 32, bairro Mirizal); e em Ananindeua, os clientes terão atendimento presencial na Estação Cidadania, que fica no Shopping Metrópole (BR-316, 4.500 – KM 04, bairro Coqueiro). Todos os atendimentos acontecerão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Além das lojas físicas e das plataformas remotas, a Águas do Pará vai disponibilizar atendimento itinerante, que iniciará pela Vila da Barca, localizada no bairro do Telégrafo, em Belém. Esse tipo de atendimento conta com os mesmos serviços das lojas físicas, democratizando o acesso aos serviços comerciais da concessionária.

A empresa orienta que a população formalize demandas via canais de atendimento. Assim, é possível identificar as necessidades e otimizar o tempo de resposta.

Religação de água

Além disso, moradores que queiram regularizar as ligações de água e esgoto podem procurar atendimento, em qualquer um dos canais da concessionária, para efetuar a religação, de forma gratuita. Os clientes iniciarão sem débitos com a Águas do Pará. A negociação de pendências financeiras anteriores deverá ser feita diretamente com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Canais de pagamento

A leitura de hidrômetros e emissão de contas também passa a ser responsabilidade da Águas do Pará. Nesse primeiro momento, pode haver pequenos ajustes em relação à data de entrega da conta, em virtude da adaptação dos sistemas e rotas de leitura.

Para pagar a fatura da Águas do Pará é possível usar o código Pix do boleto ou, então, acessar o site oficial www.aguasdopara.com.br, utilizar o aplicativo Águas App, ligar para o 0800 091 0091 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp no mesmo número para solicitar o pagamento ou obter a segunda via.

Débito automático: A empresa orienta, ainda, que os clientes cadastrem a conta de água no sistema de débito automático do seu banco, garantindo mais praticidade e reduzindo os riscos de atraso. Aos clientes que já contavam com o débito automático junto à Cosanpa, a Águas do Pará orienta novo cadastro, uma vez que a mudança não é automática.

Demais municípios seguem em operação assistida

 Nas demais 96 cidades das regiões Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Sudeste do Pará, a Águas do Pará segue em operação assistida, período de transição que pode levar até 180 dias e durante o qual é realizado o mapeamento dos sistemas existentes, identificação as prioridades operacionais e desenvolvimento plano de investimento alinhado às metas contratuais.

É também nesta etapa que as informações comerciais, processos e rotinas operacionais da Cosanpa e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) serão repassados para a concessionária. Durante a operação assistida nesses municípios, a Cosanpa e os SAAES seguirão operando normalmente os serviços de água e esgoto, incluindo o atendimento aos clientes.

Sobre a Águas do Pará

A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgoto em 126 cidades do estado, com atuação na Região Metropolitana de Belém – incluindo a Capital -, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos mais de R$ 18,7 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.

Em julho, a concessionária assinou contrato com o Governo do Estado e está na fase de operação assistida dos serviços nas cidades da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Sudeste. Nesse grupo de cidades, mais de 4,6 milhões de paraenses serão atendidos com a universalização dos serviços. Em Belém, Ananindeua e Marituba, a operação definitiva foi antecipada para iniciar-se em 1º de setembro.

Em agosto, a Aegea – referência em saneamento privado no Brasil e controladora da Águas do Pará – venceu a concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário em outros 27 municípios do Pará, beneficiando mais de 800 mil pessoas nas das regiões Sudoeste e Baixo Amazonas, incluindo as cidades de Santarém e Altamira. A empresa aguarda, agora, a assinatura do contrato.

Serviço

Para Belém, Ananindeua e Marituba, onde a operação dos sistemas foi antecipada, a Águas do Pará mantém canais diretos com a população 24 horas por dia, sete dias da semana, que são o 0800 091 0091, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, e o aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS. Os paraenses também podem acompanhar as ações da concessionária por meio do site institucional (www.aguasdopara.com.br) e das redes sociais (@aguasdoparaoficial).

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