Notícias

Ver notícia

Estande da concessionária pode ser visitado na Green Zone, que tem acesso livre e gratuito, no Parque da Cidade, em Belém

 

A transformação social e ambiental promovida por meio do saneamento é o tema da experiência imersiva da Águas do Pará na Green Zone, em Belém, durante a COP 30. Aberto ao público, a empresa apoiadora da conferência vai contar ainda com quiz de curiosidades e educação ambiental, além de conteúdo da iniciativa “Saneamento Salva”, lançada pelo Instituto Aegea, que tem como missão mobilizar a sociedade brasileira e conscientizar sobre a urgência e a grande importância do saneamento básico para o desenvolvimento do país.

Os cases amazônicos da Aegea, companhia referência no setor privado de saneamento básico no Brasil e que administra a Águas do Pará, serão apresentados ao público, evidenciando como o acesso à água e esgoto tratados promovem inclusão sanitária e redução de desigualdades, trazendo benefícios à saúde e preservação ambiental.

É o caso da Vila da Barca, em Belém, uma das maiores comunidades sobre palafitas da América Latina, onde desde setembro os moradores contam com serviço de água potável, após obra realizada em apenas três meses pela Águas do Pará. Até abril de 2026, a comunidade também terá esgoto coletado e tratado. A adaptação de engenharia, que utiliza de redes aéreas, vem de uma experiência bem-sucedida da Aegea em Manaus, no Beco Nonato, uma área de palafitas onde parecia impossível chegarem os serviços e que foi a primeira da capital amazonense a ter acesso às redes suspensas de água e esgoto. O projeto tornou-se referência internacional, recebendo, em 2019, o prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ONU/Pacto Global).

Imersão – No estande da Águas do Pará, o público terá a chance de participar de experiências imersivas, como sentar-se em uma embarcação amazônica real e fazer um passeio virtual, vivenciando a transformação das comunidades, no maior investimento em saneamento da história da Amazônia Legal.

“Mais do que apenas apresentar dados, queremos que o visitante veja e sinta a transformação que o tratamento de água e esgoto proporcionam. Estamos levando para a COP 30, cases de sucesso para mostrar que o saneamento é uma alavanca para reduzir a vulnerabilidade social, contribuindo para uma comunidade mais saudável”, comenta André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

Haverá ainda um destaque para a experiência bem-sucedida em Barcarena – primeira cidade do Pará a garantir acesso universal à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto, antecipando em oito anos o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

Outros eventos – A Aegea também estará presente em diferentes painéis ao longo da programação da COP 30, dentro e fora do Parque da Cidade. Serão participações na Blue Zone, Green Zone e em eventos paralelos pela cidade de Belém, como os realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), EY Assessoria Empresarial, Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Banco da Amazônia, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros.

A Aegea também terá eventos para convidados nos dias 12 e 13 de novembro, na Casa Esfera, em Belém, abordando temas como a iniciativa “Saneamento Salva” e o projeto de acesso universal à água e esgoto executado na cidade de Barcarena projeto de executado em Barcarena.

SERVIÇO
Águas do Pará na COP 30
Dias: 10 a 21/11/2025
Horário: 9h às 20h
Local: Parque da Cidade (Green Zone), entrada livre e gratuita
Endereço: avenida Senador Lemos, bairro Souza. Acesso pelo Portão 9

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Pará é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Pará.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Pará.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.