Notícias
Serviços iniciam nesta quinta-feira (12), com ações focadas na melhoria contínua da qualidade e regularidade do abastecimento de água nos municípios
A Águas do Pará inicia, nesta quinta-feira (12), a operação definitiva em mais 14 municípios do estado, passando a atender mais 178 mil paraenses. Os trabalhos foram acelerados para promover, o quanto antes, investimentos e benefícios que serão realizados com foco na universalização dos serviços de água e esgoto. O novo pacote inclui cidades como Acará, Aurora do Pará, Garrafão do Norte, Muaná e Mãe do Rio (veja a lista completa abaixo).
A empresa assume integralmente a operação, incluindo captação, tratamento, distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. O início do trabalho vem com muitos desafios, já que os sistemas recebidos pela Águas do Pará necessitam de uma série de adequações e reformas, que são realizadas gradativamente. Essa realidade foi um dos fatores também determinantes para a definição das prioridades de investimento nos municípios.
Somados, os investimentos nessas 14 cidades chegam a R$ 33,7 milhões, que serão aplicados ao longo do primeiro ano de operação em ações com foco na melhoria contínua da qualidade e regularidade do abastecimento de água nos municípios. As intervenções vão de perfuração de novos poços de captação e implantação de novas redes de água, até reformas nos sistemas elétrico e mecânico. As cidades estão distribuídas nas regiões do Marajó, Nordeste e Sudeste do Pará.
“Seguimos avançando na operação em mais cidades e mapeando as necessidades mais urgentes para apresentar soluções que tragam melhorias não apenas nos serviços de saneamento, mas na qualidade de vida dos paraenses. Em razão das características do sistema, que é antigo, vamos atuar na substituição por materiais mais seguros, modernos e de maior confiabilidade para fortalecer o sistema de abastecimento nos municípios”, afirma André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.
Com a nova operação, iniciada nesta quinta-feira nas 14 cidades, a Águas do Pará passa a atuar em 64 municípios, atendendo 3,9 milhões de pessoas em áreas urbanas. Esse já é o quarto grupo de cidades em que a concessionária antecipa o início das atividades – as demais antecipações ocorreram em setembro de 2025, com a operação em Belém, Ananindeua e Marituba; dezembro do ano passado, com a chegada em 34 cidades, incluindo Abaetetuba, Bragança, Castanhal, Marabá e Soure; e em janeiro deste ano, com a chegada 13 municípios, incluindo Breves, Salinópolis e Parauapebas.
Para a definição das localidades que integram o cronograma de entrada da concessionária, considerou-se o acesso rápido às informações técnicas e comerciais dos municípios, além da mobilização de pessoal e equipamentos necessários para viabilizar os serviços com qualidade.
Além dos investimentos previstos, as famílias com maior vulnerabilidade financeira terão direito à Tarifa Social. A meta da concessionária, em todo o estado, é atender até 1,6 milhão de paraenses com o benefício, o que representa 30% da população.
Confira a relação dos 14 municípios onde a Águas do Pará inicia a operação em 12/02:
Bagre, Melgaço, Muaná, Acará, Aurora Do Pará, Concórdia Do Pará, Ipixuna Do Pará, Mãe Do Rio, Nova Esperança Do Piriá, Cumaru Do Norte, Rio Maria, Bonito, Garrafão Do Norte e São João Da Ponta.
Novos canais de atendimento
A partir de 12/02, os moradores dessas 14 cidades passam a contar com os canais de atendimento gratuitos e 24h da Águas do Pará. A concessionária disponibiliza o 0800 091 0091 para mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas, o site aguasdopara.com.br e o aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS. Por esses canais, a população pode se informar sobre os serviços de abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgotamento sanitário.
Operação assistida
Em outras 62 cidades paraenses, a Águas do Pará segue em operação assistida, período de transição durante o qual é realizado o mapeamento dos sistemas existentes, identificação das prioridades operacionais e desenvolvimento do plano de investimento, alinhado às metas contratuais. Durante a operação assistida nesses municípios, os atuais operadores de água e esgoto seguem trabalhando normalmente, incluindo com o atendimento aos clientes.
Universalização do saneamento
A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário em 126 municípios do estado, beneficiando 5,5 milhões de pessoas. A meta é alcançar, até 2033, atendimento com abastecimento de água para 99% da população da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Já a universalização do esgotamento sanitário, com 90% de atendimento, deverá ser atingida até 2033 na Região Metropolitana de Belém e Marajó; e até 2039 nas regiões Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos mais de R$ 18,7 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.
Serviço
Nas 64 cidades onde opera, a Águas do Pará mantém canais diretos com a população 24 horas por dia, sete dias da semana, que são o 0800 091 0091, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, e o aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS. Os paraenses também podem acompanhar as ações da concessionária por meio das redes sociais (@aguasdoparaoficial).
