Notícias
Iniciativa integra as empresas Aegea ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, ampliando oportunidades de emprego para inscritos no Cadastro Único
A Aegea, companhia referência em saneamento básico no Brasil, e holding da qual a Águas do Pará faz parte, aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). No estado, a parceria será operacionalizada pela Águas do Pará, reforçando o compromisso da concessionária com a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, com foco especial em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais. O acordo foi celebrado nesta sexta-feira (16) em Teresina, Piauí.
A parceria foi formalizada por meio de Protocolo de Intenções assinado com o MDS, com objetivo de promover a inserção produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da destinação de vagas de emprego, contribuindo para a ampliação da empregabilidade. Como parte do grupo Aegea, a Águas do Pará se compromete a destinar postos de trabalho a candidatos oriundos do CadÚnico e apresentará relatórios periódicos sobre o avanço dessas contratações junto às demais concessionárias da Aegea.
Com presença em mais de 890 municípios, a Aegea é referência em soluções de saneamento com foco na redução de desigualdades. A adesão ao programa reforça o papel da companhia como agente de transformação social, ao conectar sua estrutura e escala operacional à política pública federal, priorizando as regiões com maiores índices de vulnerabilidade.
“Acreditamos na potência do saneamento como vetor de desenvolvimento e inclusão. Essa parceria nos permite ampliar o alcance das nossas ações sociais, gerando prosperidade compartilhada, e colaborar com o esforço nacional de geração de emprego e renda, especialmente para quem mais precisa”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
“É muito potente essa parceria que firmamos com a Aegea. Agora vamos abrir o Cadastro Único e o público do Bolsa Família e do Cadastro Social vai poder participar da qualificação para o emprego e, também, para o empreendedorismo junto à companhia. É uma empresa que trabalha em 15 estados e 892 municípios, isso vai trazer um grande resultado na superação da pobreza no Brasil. E tenho certeza de que a Aegea vai ganhar um quadro extraordinário de profissionais”, destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

A Aegea e suas unidades de negócio já atuam com programas voltados à capacitação e empregabilidade, como o “Pioneiros”, que oferece formação a jovens, e mantém iniciativas contínuas de inclusão por meio da Tarifa Social, além de ações com foco em diversidade e equidade racial e de gênero por meio do programa “Respeito Dá o Tom”.
O acordo firmado é o primeiro com uma empresa do setor de saneamento e prevê a designação de pontos focais locais e nacionais para gestão da parceria, além da integração com programas já existentes na companhia, como trilhas de capacitação, comunidades e iniciativas de desenvolvimento territorial.
Sobre a Aegea
A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 890 em 2025, distribuídos em 15 estados, beneficiando mais de 39 milhões de pessoas. Em 2023, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. Essa evolução foi possível devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/
Sobre a Águas do Pará
A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário em 126 municípios do estado, beneficiando 5,5 milhões de pessoas. A meta é alcançar, até 2033, atendimento com abastecimento de água para 99% da população da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Já a universalização do esgotamento sanitário, com 90% de atendimento, deverá ser atingida até 2033 na Região Metropolitana de Belém e Marajó; e até 2039 nas regiões Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos mais de R$ 18,7 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.

Fotos: Moisés Saba
