Postado por [email protected] em 12/set/2025 - Sem Comentários
A Águas do Pará informa que, neste domingo (14), devido ao serviço de manutenção no poço do setor Uirapuru, em Ananindeua, o abastecimento de água será suspenso às 09h30, em parte do bairro Icuí-Guajará (no Conjunto Uirapuru e Residencial Flor de Acácia) e parte do bairro Icuí-Laranjeira (Residencial Novo Cristo I e II), no município.
A previsão para o término do serviço é até o final da noite. Após a conclusão da manutenção, o abastecimento nessas áreas será retomado de forma gradativa.
Para mais informações, entre em contato com os canais de atendimento oficiais: 0800 091 0091, disponível para ligações telefônicas e WhatsApp, além do aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS.
Postado por [email protected] em 12/set/2025 - Sem Comentários
Ação, realizada em parceria com o Governo do Pará e Cosanpa, inclui a instalação de filtros e outras melhorias nas estruturas
A Águas do Pará está realizando a limpeza e outras melhorias em mais de 30 poços de captação de água potável em Belém, Ananindeua e Marituba. A ação, que integra o pacote de R$ 220 milhões em investimentos nas três cidades, visa garantir mais segurança e qualidade no fornecimento de água potável, além de ampliar a disponibilidade no abastecimento à população.
Na segunda-feira (15), terá início o trabalho em quatro poços. Os serviços devem se estender até o dia 23 de setembro e vão impactar positivamente qualidade da água potável que abastece os bairros do Complexo CDP (Barreiro, Maracangalha e Val-de-Cans), Baía do Sol e Parque Verde, em Belém; Dom Aristides, São José, Centro, Boa Vista, Miritizal e Decouville, em Marituba; e Coqueiro, em Ananindeua. Ao todo, mais de 83 mil pessoas, destes territórios, serão beneficiadas com melhoria na vazão e na qualidade da água potável.
Conforme a demanda, a intervenção pode abranger limpeza, troca de bomba e outros tipos de reparos. Alguns poços serão contemplados, ainda, com a instalação de filtros com zeólita para reduzir o ferro, característica comum das fontes de captação subterrânea de água no Pará e que pode dar cor e odor desagradáveis, por exemplo.
Durante as atividades, realizadas em parceria com o Governo do Pará e a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), pode haver intermitência no abastecimento de água, o que será comunicado previamente pela concessionária. (Confira abaixo o cronograma das próximas intervenções).
Reserva de água – A Águas do Pará orienta a população a fazer reserva de água nos períodos de intervenções e reforça a importância do consumo consciente, priorizando atividades essenciais. A ação terá, como resultado, a melhora na qualidade e regularidade no abastecimento de água.
A primeira etapa do processo de limpeza aconteceu ainda em agosto e contemplou oito poços, beneficiando quase 78 mil pessoas com melhoria na vazão e na qualidade da água potável. A intervenção resultou na reativação de algumas das estruturas, que não estavam sendo utilizadas para o abastecimento. Na Capital, foram beneficiados moradores de bairros como Água Boa (Outeiro), Universitário, Guamá, Terra-Firme, Marco e Maracacuera, além de bairros da ilha de Moqueiro (Farol, Chapéu Virado, Aeroporto, Natal do Murubira, Ariramba, São Franciso, Carananduba, Porto Arthur e Praia Grande). Já em Marituba, a melhoria incrementou o abastecimento de água em parte do bairro Decouville.
Confira o cronograma de limpeza de poços e bairros atendidos
Poço CDP (Belém)
15 a 22 de setembro
Bairros atendidos: Complexo CDP (Maracangalha, Val-de-Cans e Barreiro)
Poço Marituba Cohab (Marituba)
15 a 23 de setembro
Bairros atendidos: Dom Aristides, São José, Centro, Boa Vista, Miritizal e Decouville
Poço Baía do Sol (Belém)
15 a 21 de setembro
Bairros atendidos: Baía do Sol
Poço Ipasep (Belém)
15 a 21 de setembro
Bairros atendidos: Coqueiro, Parque Verde, Conjuntos Satélite, Pedro Teixeira, Mururé e Orlando Lobato e Residencial Ilha Porchat
Serviço
Para Belém, Ananindeua e Marituba, onde a operação foi antecipada, a Águas do Pará mantém canais diretos com a população 24 horas por dia, sete dias da semana, que são o 0800 091 0091, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, e o aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS. Os paraenses também podem acompanhar as ações da concessionária por meio do site institucional (www.aguasdopara.com.br) e das redes sociais (@aguasdoparaoficial).
Postado por [email protected] em 10/set/2025 - Sem Comentários
A Águas do Pará informa que, nesta sexta-feira (12), devido a um reparo emergencial no setor Águas Negras, no Distrito de Icoaraci, em Belém, o abastecimento de água será suspenso às 09h30, em partes dos bairros: Águas Negras, Maracacuera (Residencial Viver Maracá e comunidade Recanto Verde), Parque Guajará (comunidade Riso) e Campina (Vila dos Inocentes).
A previsão para o término do serviço é até o final da noite. Após a conclusão da manutenção, o abastecimento nessas áreas será retomado de forma gradativa.
Para mais informações, entre em contato com os canais de atendimento oficiais: 0800 091 0091, disponível para ligações telefônicas e WhatsApp, além do aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS.
Postado por aguasdopara-prd-wp-admin em 04/set/2025 - Sem Comentários
Transição pode levar até 180 dias e é fundamental para mapeamento de sistemas, identificação de prioridades operacionais, entre outras ações
A Águas do Pará continua em operação assistida em 96 municípios da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Sudeste do estado. A fase de transição começou em julho, quando a concessionária assinou o contrato, com o Governo do Pará, para operar os serviços de água tratada e esgotamento sanitário dessas cidades, alcançando as metas definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
Operação assistida é o período de transição que pode levar até 180 dias e durante o qual é realizado o mapeamento dos sistemas existentes, identificação das prioridades operacionais e desenvolvimento plano de investimento alinhado às metas contratuais. É também nesta etapa que as informações comerciais, processos e rotinas operacionais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) serão repassados para a concessionária. Durante a operação assistida nesses municípios, a Cosanpa e os SAAES seguirão operando normalmente os serviços de água e esgoto, incluindo o atendimento aos clientes.
Antecipação – Atendendo a um pedido do Governo do Estado, e visando promover, o quanto antes, as melhorias e investimentos no saneamento em Belém, Ananindeua e Marituba, a Águas do Pará antecipou a operação definitiva nessas três cidades, que começou em 1º de setembro. A atuação em Belém vai contribuir com as melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário, apontados como grandes desafios sociais e ambientais na cidade, que será sede da Conferência do Clima (COP 30). Ananindeua e Marituba, por serem cidades conurbadas com Belém, terão demanda maior pelos serviços de água e esgoto durante a Conferência e, por isso, entraram nesse cronograma antecipado.
A companhia manterá, ainda, relacionamento com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), por meio da compra da água tratada nesses três municípios.
Maior investimento da história da Amazônia Legal
A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgoto em 126 cidades do estado, com atuação na Região Metropolitana de Belém – incluindo a Capital -, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. Estão previstos mais de R$ 18,7 bilhões em investimentos durante os 40 anos de contrato – o maior investimento da história do saneamento na Amazônia Legal.
Além do contrato assinado em julho, que envolveu 99 municípios, em agosto, a Aegea – referência em saneamento privado no Brasil e controladora da Águas do Pará – venceu a concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário em outros 27 municípios do Pará, beneficiando mais de 800 mil pessoas nas das regiões Sudoeste e Baixo Amazonas, incluindo as cidades de Santarém e Altamira. A empresa aguarda, agora, a assinatura do contrato.